QUALIDADE DAS PEÇAS

Melhores resultados metalúrgicos, melhores propriedades mecânicas, controle de distorções…
As inovações e os estudos de P&D da ECM nos tratamentos térmicos podem ser percebidos nas melhoria destacada de qualidade das peças. Os resultados são notáveis ​​em nossas instalações ICBP®!

RESULTADOS METALÚRGICOS

Com as soluções da ECM para a cementação em baixa pressão, a oxidação é praticamente eliminada com o tratamento térmico realizado sob vácuo ou pressão controlada de oxigênio livre de gás. A interface da camada cementada com o material de base é muito mais regular.

O perfil de carbono nunca mostra descarbonetração da superfície: nenhum perfil em forma de sino !

Além disso, a profundidade de cementação pode ser controlada com grande precisão: os resultados mostraram um grau muito alto de uniformidade em lotes de peças e mesmo em uma única peça. Em se tratando das engrenagens, a diferença da profundidade enriquecida entre o flanco e a raiz do dente é maior do que 30% na cementação convencional e têmpera a óleo. Com a cementação a baixa pressão e têmpera a gás, esta diferença se reduz para menos de 15%. Isto reduz o nível de rigor nas especificações na profundidade de cementação, e também o tempo do ciclo. Também é possivel reduzir as tensões e deformação dos dentes após a têmpera.

PROPRIEDADES MECÂNICAS

Há uma resistência excelente à corrosão resultante da ausência de oxidação intergranular (IGO).

O processo da ECM faz grande diferença quando, por exemplo, a resistência à fadiga ou ao choque é de suma importância para aumentar o torque na nova geração de caixas de engrenagens.

Com pefeito controle de enriquecimento de carborno e de nitrogênio (se for realizada a carbonitretação), a cementação em baixa pressão contribui para aumentar o estresse de compressão na superfíce que favorece a resistência às tensões. Em nosso sistema, a carbonitretação em baixa pressão e uma bem controlada têmpera a gás também contribui para melhorar as propriedades mecânicas (choque e tensão).

CONTROLE DE DISTORÇÃO

Le traitement thermique n’implique pas nécessairement que les pièces ne répondront pas aux tolérances dimensionnelles. Les procédés ECM Technologies, et plus particulièrement la trempe gaz permettent une meilleure maîtrise de la déformation des pièces car la vitesse de refroidissement après la cémentation peut être facilement ajustée pour chaque géométrie de pièce selon une recette spécifique. L’interruption momentanée de la trempe –STEP QUENCH- est un outil supplémentaire pour réduire les contraintes thermiques pendant la trempe dans la matière et réduire les déformations.

Em têmpera a gás, os resultados são muito uniformes entre as peças e as cargas. As deformações são geralmente previsíveis, e sua amplitude e direção são mais homogêneos. Com isso, em algumas situações, eles podem ser antecipadas na usinagem antes do tratamento.

Na melhor das hipóteses, a usinagem final, que é cara, pode ser eliminada.
Em geral, a quantidade de material a ser removido e o número de tratamentos são reduzidos.